© Ana Marçalo

Notícias

Destaques
CCa captura acidental

Captura acidental de tartaruga-marinha em pescas

Na manhã de quinta-feira, dia 13/02 , a equipa da RAAlg foi informada sobre a captura acidental de

Baleia-de-bico-de-true

Arrojamento de baleia-de-bico na Ilha da Fuseta

No dia 16 de janeiro, arrojou na ilha da Fuseta, uma baleia-de-bico da espécie 𝘔𝘦𝘴𝘰𝘱𝘭𝘰𝘥𝘰𝘯 𝘮𝘪𝘳𝘶𝘴, a

Plano de Doutoramento - Jan Hofman

Jornada anual dos doutorandos - Jan Hofman apresenta o plano de doutoramento

O nosso coordenador de terreno e estudante de doutoramento, integrado no grupo FBC - Fisheries

Outras notícias

18/02/2025

Captura acidental de tartaruga-marinha em pescas

Na manhã de quinta-feira, dia 13/02 , a equipa da RAAlg foi informada sobre a captura acidental de uma tartaruga-marinha.

Tratava-se de uma tartaruga-comum (𝘊𝘢𝘳𝘦𝘵𝘵𝘢 𝘤𝘢𝘳𝘦𝘵𝘵𝘢), com aproximadamente 59 cm de comprimento total.

O animal apresentava uma excelente condição corporal, não sendo visível qualquer lesão externa nem evidências de decomposição.

A realização da necrópsia salientou o estado de frescura do animal, sem qualquer vestígio de autólise nos seus órgãos internos. Apesar de não ser visível qualquer lesão interna, a presença de um líquido ensanguentado na cavidade celómica sugere a ocorrência de um trauma. Além de um conter uma grande quantidade de alimento no estômago, algum ainda por digerir, indicador de uma alimentação bastante recente, o animal apresentava alguns fragmentos de plástico no seu conteúdo estomacal.

A realização da necrópsia em animais cuja causa de morte já é conhecida, surge como uma mais-valia para análises futuras. Além de contribuir para um melhor conhecimento da anatomia interna dos animais, esta análise pode relevar factos que podem tornar-se decisivos na determinação das causas de morte, em animais arrojados por causas desconhecidas.

Gostaríamos de agradecer ao pescador da embarcação de pesca, o qual, não só nos informou desta ocorrência, como também, prontamente se disponibilizou por nos fazer chegar o animal.

Imagem 2

Imagem 3

CCa captura acidental
18/02/2025

Arrojamento de baleia-de-bico na Ilha da Fuseta

No dia 16 de janeiro, arrojou na ilha da Fuseta, uma baleia-de-bico da espécie 𝘔𝘦𝘴𝘰𝘱𝘭𝘰𝘥𝘰𝘯 𝘮𝘪𝘳𝘶𝘴, a baleia-de-bico-de-true. 

As baleias-de-bico, também conhecidas como zifiídeos (família Ziphiidae), são um grupo de cetáceos com dentes, pouco conhecidos e misteriosos, raramente avistados na superfície do mar.

>> Vivem em águas profundas e são mergulhadores muito ágeis, podendo ficar mais de 3 horas submersas e atingindo profundidades de até 3000 metros.

>> Têm uma dieta baseada em lulas e peixes de águas profundas e podem atingir comprimentos entre os 4 e os 12,8 metros.

>> Devido aos seus comportamentos discretos, o pouco que se sabe sobre estes animais, provém de investigação de animais arrojados.

O animal em causa, um indivíduo próximo da idade adulta, de sexo masculino e comprimento total de 4,71metros, apresentava lesões compatíveis com uma provável captura acidental. A análise detalhada do animal, bem como a amostragem dos seus tecidos biológicos, permitiu recolher informações muito úteis para o melhor conhecimento desta espécie.

Este foi o oitavo arrojamento de uma baleia-de-bico registado para o Algarve, desde que este levantamento começou a ser efetuado, sendo o terceiro para a espécie 𝘔𝘦𝘴𝘰𝘱𝘭𝘰𝘥𝘰𝘯 𝘮𝘪𝘳𝘶𝘴.

Gostaríamos de agradecer ao Diogo Santos pelo alerta e informações preliminares e ainda à Ambiolhão e ao piquete da Polícia Marítima de Olhão, pelo apoio logístico no terreno, na resposta a este arrojamento.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

imagem 4

imagem 5

imagem 6

Baleia-de-bico-de-true
04/02/2025

Jornada anual dos doutorandos - Jan Hofman apresenta o plano de doutoramento

O nosso coordenador de terreno e estudante de doutoramento, integrado no grupo FBC - Fisheries, Biodiversity and Conservation Research Group, do CCMAR, apresentou o seu plano de doutoramento intitulado 𝘚𝘮𝘢𝘭𝘭 𝘤𝘦𝘵𝘢𝘤𝘦𝘢𝘯𝘴 𝘰𝘧 𝘴𝘰𝘶𝘵𝘩𝘦𝘳𝘯 𝘪𝘣𝘦𝘳𝘪𝘢𝘯 𝘸𝘢𝘵𝘦𝘳𝘴: 𝘦𝘤𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘤𝘢𝘭 𝘢𝘯𝘥 𝘣𝘪𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘤𝘢𝘭 𝘪𝘯𝘴𝘪𝘨𝘩𝘵𝘴 𝘵𝘰 𝘪𝘯𝘧𝘰𝘳𝘮 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘦𝘷𝘢𝘵𝘪𝘰𝘯 𝘮𝘢𝘯𝘢𝘨𝘦𝘮𝘦𝘯𝘵. 

Esta apresentação esteve inserida na Jornada Anual dos doutorandos de Ciências Biológicas e Ciências Biotecnológicas, evento decorrido na Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, na passada sexta-feira, 24 de janeiro.

Com vista ao cumprimento deste ambicioso plano, o Jan terá como supervisores, a coordenadora institucional da RAAlg e investigadora do CCMAR/UALG, Doutora Ana Marçalo, e ainda o Doutor Bruno Louro, investigador do CCMAR/CIMAR-LA e membro fundador da AppGenomics.

Desejamos que esta caminhada seja leve e de muita aprendizagem para o Jan, e que os resultados deste trabalho extenso possam contribuir para a conservação das espécies em estudo.

Mãos à obra!!! 

Imagem 5

imagem 4

Imagem 3

Imagem 2

Plano de Doutoramento - Jan Hofman