Na passada quinta-feira, 23 de maio, decorreu, na Universidade do Algarve, o workshop intitulado "Conservação e Ecologia de cetáceos e tartarugas-marinhas", promovido pela RAAlg.
Com um programa bastante ambicioso, o evento foi novamente um sucesso!
Contámos com a presença de 18 oradores convidados, pertencentes a diferentes entidades a desenvolver trabalhos na área, e mais de120 inscritos. Foram ouvidos diferentes testemunhos, debatidos temas pertinentes no âmbito da conservação das espécies em estudo e revelados factos ainda desconhecidos.
O objetivo foi cumprido e fazemos votos que as questões em debate sejam elemento de reflexão para os próximos tempos e que os esforços se unam para que as soluções possam surgir!
Gostaríamos de agradecer a todos os oradores por terem aceite o desafio de se juntarem a nós e também a toda a assistência pela presença, interesse e envolvimento.
Um agradecimento especial à equipa da ARROJAL (Rede de Arrojamentos do Alentejo), por ter aceite o desafio extra e reunir esforços para se juntar a nós no dia seguinte, no qual foi dinamizado um workshop prático.O dia foi marcado pela realização das necrópsias de dois animais arrojados, um golfinho-riscado (Stenella coeruleoalba) e uma tartaruga-comum (Caretta caretta), reservados para o efeito. Estes encontros surgem com o intuito de partilhar conhecimento e experiências e são fundamentais para a uniformização de protocolos.
Agradecemos também aos colegas e parceiros do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas que estiveram presentes, alguns vindos de longe.
Da parte da equipa da RAAlg, fica a promessa de futuros enventos e da progressão dos trabalhos desenvolvidos, em prol da conservação destas espécies tão importantes para a saúde dos oceanos!