22/10/2024

"Visitas" de golfinhos à Ria Formosa

Desde há uns tempos que um, ou dois, grupos de golfinhos roazes corvineiros (𝘛𝘶𝘳𝘴𝘪𝘰𝘱𝘴 𝘵𝘳𝘶𝘯𝘤𝘢𝘵𝘶𝘴) com 5-10 indivíduos, tem sido avistado com frequência, em plena Ria Formosa. 

Apesar de não ser o seu habitat natural suspeita-se que estas entradas na ria, através das barras de maré, possam surgir na perseguição do alimento e/ou na obtenção do mesmo de forma mais facilitada, entre outras.

Associadas a estas “visitas” surgem algumas preocupações relativamente ao bem-estar destes grupos de animais, durante o tempo de permanência na ria.

O INTENSO TRÁFEGO MARÍTIMO é um dos principais riscos associados, bem como a eventual existência de artes de pesca no local, que possam provocar um emaranhamento dos animais.

Contudo, o principal motivo de preocupação é o MAU COMPORTAMENTO HUMANO e MÁS PRÁTICAS que tendem a escalar durante a sempre lotada Ria Formosa, em época de verão.

A imagem acima corresponde ao registo de um avistamento de um grupo de roazes na Ria Formosa, no passado fim de semana. 

A pressão exercida nestes animais pelas embarcações e jet skis que os perseguiram é um fator de STRESS extremo e pode provocar a desorientação e dispersão de alguns elementos do grupo. Este ATO INCONSCIENTE e PROÍBIDO pode originar graves acidentes, com lesões para ambas as partes, algumas delas irreversíveis. Além de que, existe um código de conduta (Dec.-Lei nº9/2006) que estabelece regras para a aproximação de embarcações aos cetáceos, todos eles espécies protegidas.

Por esse motivo, APELAMOS a que todos estes maus comportamentos, quando observados, sejam comunicados às entidades competentes (ICNF, Autoridade Marítima Nacional e Unidade de Controlo Costeiro da GNR), para que possam ser tomadas as medidas necessárias e notificados os infratores.

Simultaneamente, APELAMOS ao BOM-SENSO de todos os que nesta altura do ano visitam o Algarve e também aos que aqui vivem para que caso avistem golfinhos dentro da ria ou em zonas costeiras, não os persigam!

Hoje e nas próximas semanas, juntamente com o nosso parceiro ICNF, estamos na RIA FORMOSA a promover uma campanha de sensibilização para esta e outras problemáticas associadas ao local.

Golfinhos na ria