O passado fim de semana foi marcante para a equipa Raalg.
Em dois dias respondemos a 4 arrojamentos de tartarugas de couro, por várias praias algarvias.
A tartaruga de couro (Dermochelys coriacea) é a maior de todas a espécies de tartarugas marinhas, podendo atingir mais de 2 metros de comprimento e um peso acima dos 500 kilogramas. Estas tartarugas não apresentam uma verdadeira carapaça, mas sim uma pele grossa e rígida de cor negra e aspeto coriáceo, o que lhes confere o nome.
São animais solitários que vivem em águas abertas, mas que se aproximam da costa para se alimentarem ou reproduzirem. Embora não nidifiquem na costa portuguesa é frequente a sua passagem nas nossas águas, sendo a segunda espécie de tartaruga marinha que mais arroja em Portugal continental e estando classificada como uma espécie vulnerável.
Devido ao seu avançado estado de decomposição não foi possível detetar qualquer marca ou indício de captura acidental, embora esta seja uma das causas de morte mais comuns para esta espécie.
Gostaríamos de realçar, mais uma vez, a importância de todas as entidades que colaboram connosco, que nos facilitam as deslocações aos locais dos arrojamentos e nos ajudam no manuseamento dos animais no terreno, permitindo uma amostragem mais eficaz dos mesmos.