06/01/2023

Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) é a maior de todas a espécies de tartarugas-marinhas, podendo atingir mais de 2 metros de comprimento e um peso acima dos 500 kg. O seu nome deve-se ao facto de não apresentarem uma verdadeira carapaça, mas sim uma pele grossa e rígida de cor negra e aspeto coriáceo.

São animais solitários que vivem em águas abertas, aproximando-se frequentemente da costa para se alimentarem ou reproduzirem. Apesar de não nidificarem na costa portuguesa é frequente a sua passagem nas nossas águas, sendo a segunda espécie de tartaruga-marinha que mais arrojamentos regista, atualmente, na costa algarvia.

Ontem, a equipa RAAlg deu resposta a mais um arrojamento de tartaruga-de-couro, desta vez na Ilha da Armona, sendo o terceiro indivíduo desta espécie registado no ano corrente, para a região do Algarve.

A realização da necrópsia não nos permitiu tirar conclusões exatas quanto à causa de morte, contudo foram encontrados alguns resíduos de plástico de grandes dimensões no seu conteúdo estomacal, os quais podem ter contribuído para a sua debilitação e/ou ter provocado a obstrução do seu trato digestivo.

Agradecemos a colaboração das entidades envolvidas, Piquete da Polícia Marítima de Olhão e Ambiolhão, que mais uma vez nos proporcionaram condições para a realização do nosso trabalho de forma eficaz.

 

DC1

DC3

 

DC