A colaboração com outras entidades surge com o intuito de partilhar ideias e conhecimento, unindo esforços para atingir um objetivo comum de forma mais eficiente.
Desde há uns tempos que a equipa da RAAlg se uniu à Ocean Vibes Algarve, na realização de "saídas científicas".
Estas saídas têm em vista o levantamento de dados para fins científicos e advém unicamente da observação das espécies alvo, tais como os cetáceos, a bordo de uma embarcação, sem qualquer tipo de interação com as mesmas. O conhecimento mais aprofundado acerca das espécies de cetáceos que frequentam a costa algarvia, a identificação e ecologia comportamental das mesmas, apresentam-se como os principais objetivos para a realização destas saídas.
A cada elemento da equipa corresponde uma função específica, de forma a maximizar a recolha de dados durante o tempo estipulado para cada observação. À RAAlg cabe o apoio às mesmas por meio de um drone, complementando assim o registo audiovisual (recolhido com a licença AOC/01/2024, emitido pelo ICNF), o que permite uma posterior análise mais detalhada destes encontros.
Ao longo destes meses têm sido vários os encontros com estes fascinantes seres, entre os quais a baleia-comum (𝘉𝘢𝘭𝘢𝘦𝘯𝘰𝘱𝘵𝘦𝘳𝘢 𝘱𝘩𝘺𝘴𝘢𝘭𝘶𝘴) (Fotos 1 e 2), a falsa-orca (𝘗𝘴𝘦𝘶𝘥𝘰𝘳𝘤𝘢 𝘤𝘳𝘢𝘴𝘴𝘪𝘥𝘦𝘯𝘴) (Fotos 3 e 4) e a baleia-piloto (𝘎𝘭𝘰𝘣𝘪𝘤𝘦𝘱𝘩𝘢𝘭𝘢 𝘮𝘢𝘤𝘳𝘰𝘳𝘩𝘺𝘯𝘤𝘩𝘶𝘴) (Fotos 5 e 6).
*Na foto 1, canto superior direito, podemos observar ainda tartaruga-comum (𝘊𝘢𝘳𝘦𝘵𝘵𝘢-𝘤𝘢𝘳𝘳𝘦𝘵𝘢).
Agradecemos ao Alfredo Rodrigues e à Ocean Vibes a oportunidade de colaboração e a partilha destes momentos. Observar animais selvagens no seu habitat natural é realmente fascinante!