20/08/2024

Resgate de uma tartaruga-de-couro ao largo da Ilha do Farol

Ao fim da tarde do dia 7 de junho, a passada sexta-feira, recebemos um alerta da Polícia Marítima de Olhão, comunicando a existência de uma tartaruga-marinha viva, presa em redes de pesca, ao largo da Ilha do Farol. Imagem removida.

Uma vez que não é da competência da nossa equipa, dar resposta a este tipo de ocorrências, a situação foi remetida à equipa do Porto d'Abrigo do Zoomarine.

Numa colaboração entre este Centro de Reabilitação, o Comando Local da Polícia Marítima de Olhão e a Estação Salva-vidas de Olhão, o animal foi libertado das redes e examinado, podendo retomar a sua rota, visto não apresentar qualquer lesão.

De realçar que a informação deste incidente chegou, às entidades competentes, por parte de um popular que agiu de forma célere tornando esta ocorrência numa história com final feliz, o que nem sempre acontece.

A captura acidental em artes de pesca, ativas ou abandonadas, é um dos principais perigos que estes animais enfretam e uma das principais causas de morte para esta espécie de tartaruga-marinha, a tartaruga-de-couro (𝘋𝘦𝘳𝘮𝘰𝘤𝘩𝘦𝘭𝘺𝘴 𝘤𝘰𝘳𝘪𝘢𝘤𝘦𝘢).

Para RELEMBRAR!

Em caso de encontro com um animal arrojado nas praias do Algarve, contacte:

Arrojamento morto

--» RAAlg: (+351) 968688233 ou registe o alerta em www.raalg.pt

Arrojamento vivo

--» ABRIGOS (Rede de Apoio a Mamíferos marinhos) (+351) 968849101

Resgate de tartaruga-de-couro