16/03/2022

RAAlg e a literacia dos oceanos

Apesar da RAAlg ter como objetivo principal, dar resposta a arrojamentos de animais marinhos (cetáceos e tartarugas marinhas) mortos, a nossa equipa tem apostado, paralelamente, em ações de comunicação para várias faixas etárias, para as quais tem sido solicitada.

O envolvimento da comunidade, através destas ações interativas, não só serve como meio de divulgação do nosso trabalho, dando conhecimento aos demais da nossa existência, como também tem uma componente de sensibilização e consciencialização ambiental.

Nestas ações, onde tentamos que todos participem de forma ativa, pretendemos fomentar a literacia dos oceanos, mostrando a importância da existência de todas as espécies e de cada uma em particular no equilíbrio do ecossistema. Abordamos também os principais problemas que os animais marinhos enfrentam, especificando aqueles que afetam, atualmente, os cetáceos e as tartarugas-marinhas e que, cada vez mais, os levam à morte, sendo os principais de cariz antropogénico (e.g. captura acidental em artes de pesca, lixo marinho, poluição química e sonora).

As últimas ações realizadas nos meses de fevereiro e março passaram por atividades com turmas de 1º ciclo de uma escola de Faro (EB1 de Marchil) e outra do concelho de Lagos, esta última decorrida no centro de Ciência Viva de Lagos, no âmbito do projeto Escola Ciência Viva. Mais recentemente, foi realizada uma atividade muito animada para idosos na Associação Nossa Senhora dos Navegantes (A.N.S.N) da Ilha da Culatra, a convite do Instituto da Conservação da Natureza (ICNF) e o seu programa 3ª Onda. Agradecemos os convites e a oportunidade vivenciar estas experiências de partilha mútua de conhecimentos. Fomos muito bem recebidos e acarinhados e prometemos voltar.

É tão importante desenvolver um bom trabalho como ter a oportunidade de o partilhar!

Literacia dos oceanos RAAlg

Literacia dos oceanos RAAlg

Literacia dos oceanos RAAlg