06/09/2023

Orca (Orcinus orca)

Apesar de ser conhecida como “baleia assassina” a orca pertence à família dos golfinhos (família Delphinidae), sendo considerada o membro de maior porte, da mesma. É um predador de topo com uma dieta bastante variada, a qual inclui presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e também animais de maior porte como as baleias, nas suas caçadas de grupo. Tem uma área de distribuição geográfica bastante abrangente, podendo ser encontrada em todos os oceanos, existindo várias subpopulações ou ecótipos adaptados aos diferentes habitats on a espécie se encontra. Apresenta uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos.

Desde 2020, o estranho comportamento de um grupo de orcas que reside nas águas da Península Ibérica tem alarmado a comunidade náutica. Alguns animais da população das chamadas ORCAS IBÉRICAS ou ALTÂNTICAS começou a aproximar-se de veleiros proferindo algumas interações como empurrando-os e interagindo com o leme, o qual algumas vezes acaba por partir. De salientar que a orca ibérica ou Atlântica percorre longos quilómetros seguindo as embarcações de pesca de atum-rabilho (Thunnus thynnus), uma das suas presas favoritas.

Os relatos de INTERAÇÕES de alguns indivíduos desta espécie com embarcações, principalmente veleiros, tem vindo a aumentar, e devido aos danos provocados em algumas destas embarcações, estes comportamentos têm sido comummente nomeados como ATAQUES, apesar de não haver registos de agressividade destes animais para com os humanos.

Diferentes hipóteses para estes comportamentos têm sido debatidas, entre as quais uma simples manobra de diversão ou uma resposta a um evento traumático anterior. De realçar que além de curiosos e socialmente complexos, as orcas são dos animais mais inteligentes que habitam o oceano pelo que estes comportamentos estão a ser apreendidos por novos membros, o que explica o aumento das interações. De reforçar ainda que além dos mais inteligentes são animais robustos que podem atingir cerca de 9 toneladas, facto este que pode tornar uma simples brincadeira num ato algo violento para quem o vive de perto.

A todos os interessados em saber mais sobre este tema, sugerimos que visitem a página do GRUPO DE TRABALHO DA ORCA ATLÂNTICA – GTOA, na qual pode ser consultada toda a informação acerca desta população incluindo o registo dos últimos avistamentos e interações bem como as RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA criadas pelo grupo de especialistas que as estuda e que melhor conhece os seus comportamentos.

Fotos cedidas por: Ocean Vibes (Empresa marítimo-turística de investigação)

Orca 2

Orca