Notícias da Oza, a foca-cinzenta (𝘏𝘢𝘭𝘪𝘤𝘩𝘰𝘦𝘳𝘶𝘴 𝘨𝘳𝘺𝘱𝘶𝘴), que tem sido avistada, já há vários dias, pelo Algarve:
- O animal tem sido visto em diferentes localizações, junto à ria e à costa e têm sido vários os alertas que nos chegam.
- O estado de saúde da Oza tem sido tema de debate entre as equipas que a têm vindo a monitorizar (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e Zoomarine).
- De acordo com os comportamentos observados parece estar a alimentar-se e a descansar, aparentando estar saudável. A posição "de banana", a cabeça erguida e a condição corporal são também indicadores do seu bem-estar.
- A acumulação anormal de algas no dorso pode dever-se ao facto de permanecer mais tempo na água do que o suposto.
Visto tratar-se de um animal selvagem e com comportamento imprevisível, relembramos a importância de MANTER A DISTÂNCIA DE SEGURANÇA!
- Os vídeos e fotos que recebemos demonstram uma proximidade demasiado elevada do animal, o qual pode reagir agressivamente de forma inesperada.
- Ao manter a distância, estamos a proteger-nos a nós, evitando simultaneamente afugentar o animal, respeitando os seus momentos de descanso.
Apelamos que todos os avistamentos sejam notificados às entidades competentes, para que a monitorização da Oza possa continuar a ser feita, assegurando o seu bem-estar!
Nota: Para aceder às imagens de vídeo, visita as páginas de Facebook e Instagram da RAAlg. Estas imagens foram cedidas pelos Vigilantes da Natureza da DRCNF do Algarve.