04/11/2020

Necrópsia de Bôto

A 03 de Novembro, uma cidadã acusou a presença de um cetáceo arrojado morto na Praia de Vale Figueira, concelho de Aljezur.  A Polícia Marítima de Lagos tomou nota da ocorrência e após observação e registo fotográfico preliminar levados a cabo pelos vigilantes da natureza do ICNF, o animal foi transportado para o aterro do barlavento, a pedido da equipa RAAlg, com o auxílio do piquete da autarquia local.  

A pequena carcaça foi levada para a sala de necrópsias da RAAlg no dia subsequente, onde as condições para observação minuciosa foram asseguradas. Os 3 elementos da RAAlg constataram tratar-se de uma jovem fêmea da espécie Phocoena phocoena (Bôto), com 129 cm de comprimento, com evidencias de predação sobretudo na face dorsal. Após 3 horas de observação invasiva, e não aparentando quaisquer sinais patológicos, a causa de morte mais provável parece ter sido interacção com outro mamífero marinho de maior porte.  

Esta espécie, dadas as suas pequenas dimensões, sofre frequentes confrontos com outras espécies de mamíferos marinhos. A ocorrência de bôtos na costa algarvia não é infrequente embora não se encontre entre as espécies mais comuns.

Noticia 3
© Equipa RAAlg