A Literacia do Oceano desempenha um papel crucial na resposta a arrojamentos de animais marinhos e na mitigação de problemas ambientais associados a este tipo de ocorrências. Esta abordagem consiste em aumentar o conhecimento acerca da influência do ser humano no oceano, instruindo e dando ferramentas que propiciem uma mudança de atitude na relação com o mesmo.
Na prática, a literacia do oceano em casos de arrojamentos envolve:
- Sensibilização da comunidade
Educar sobre as causas dos arrojamentos e sobre os impactos destes acontecimentos no ecossistema, e em simultâneo orientar sobre o que fazer em caso de encontro com um animal arrojado.
- Investigação e monitorização
Ciência cidadã: Incentivar a participação de cidadãos na recolha de dados sobre arrojamentos, os quais podem ser usados para identificar tendências ao longo do tempo, bem como as causas dos mesmos.
- Formação de “voluntários”
Capacitar as comunidades locais para participar em ações de resposta a arrojamentos, ajudando na vigilância, monitorização e suporte às equipas em campo, sempre que necessário.
- Promoção da conservação marinha
Educar sobre práticas que minimizem a poluição e promovam a preservação dos ecossistemas marinhos e a sobrevivência das espécies.
- Resolução colaborativa de problemas
Usar casos de arrojamentos como oportunidade para motivar as comunidades a proteger o ambiente e incentivar a realização de ações mais sustentáveis.
Promover a literacia do oceano tem sido uma das principais tarefas da RAAlg no decorrer do projeto, quer através da realização de palestras, quer na praia, durante a resposta a arrojamentos. A interação com a comunidade reforça o vínculo humano com o mar, ajudando a formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a saúde dos ecossistemas marinhos.