Desde o início da monitorização dos arrojamentos na costa algarvia que se denota uma tendência para um aumento dos mesmos no Verão. Este ano, e considerando o passado mês de julho, o padrão mantém-se, com um considerável número de animais arrojados nas nossas praias.
A espécie com maior frequência de arrojamentos neste último mês foi o golfinho-comum (Delphinus delphis), 6 exemplares, seguindo-se a tartaruga-comum (Caretta caretta), 3 exemplares. Registámos ainda o arrojamento de uma baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata) e de alguns outros animais para os quais não nos foi possível determinar com exatidão a espécie a que pertenciam, devido ao seu avançado estado de decomposição.
O aumento do número de golfinhos-comuns arrojados na nossa costa pode estar associado ao aumento da disponibilidade de sardinha (Sardina pilchardus) nesta época do ano, uma das suas presas favoritas. Uma vez que o esforço de pesca é também superior nesta altura, a interação entre estes animais e as artes de pesca é mais frequente, pelo que se verifica um maior número de capturas acidentais. Esta é uma das causas de morte mais frequentes para este grupo de mamíferos marinhos e a que tem merecido maior atenção e preocupação dadas as repercussões ambientais e económicas. Outros estudo e ensaios de mitigação continuam a ser desenvolvidos em projetos paralelos da Universidade do Algarve (ver também https://www.ualg.pt/projeto-europeu-desenvolve-estrategias-para-reduzir-captura-acidental-de-cetaceos) no sentido de reduzir esta mortalidade, bem como os prejuízos para os pescadores.
É altura de reforçar o agradecimento a todas as entidades envolvidas no nosso “arrojado” mês de julho e que contribuíram para que o nosso trabalho fosse possível de concretizar, pois sabemos que esta é uma época bastante trabalhosa para todos na nossa região.
Autoridade Marítima Nacional
(Polícia marítima de Olhão, Faro, Tavira, Lagos e Portimão)
I.S.N - Instituto De Socorros A Náufragos (Ilha da Armona e Praia de Porto de Mós, Lagos)
Município de Lagos (Câmara Municipal e Proteção Civil)
Algar
Ambiolhão, EM
Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente E.M.
Fagar