Ontem ao final da tarde recebemos uma chamada do piquete da Polícia Marítima de Olhão a reportar a morte de um golfinho-comum que se encontrava na ilha da Culatra (ria), próximo da barra.
Ouvimos relatos de um possível abalroamento do animal por um jet sky e posterior reboque do mesmo para o local onde se encontrava e sem demora tentámos perceber, de forma imparcial, o que poderia ter acontecido.
Soubemos, de fonte segura, que o animal foi rebocado pelo jet sky por se encontrar à deriva, morto, podendo constituir um perigo para a navegação e que as autoridades competentes foram de imediato avisadas.
Apesar de não descartarmos esta possibilidade, dado o intenso tráfego que existe por esta altura na nossa costa e igualmente na Ria Formosa e sabendo que os golfinhos-comuns são uma espécie bastante social e curiosa, a necropsia apontou para uma morte traumática mas sem revelar qualquer indício de abalroamento.
Resta-nos apelar ao bom-senso, tanto dos turistas como dos residentes no Algarve que estão de férias. O objetivo é comum a todos, mas devemos parar para pensar que estamos sobrexplorar o habitat de muitos seres vivos que acabam por mudar os seus comportamentos em função dos nossos!
Agradecemos mais uma vez à Autoridade Marítima Nacional, neste caso específico à Polícia Marítima de Olhão, por nos ter facultado a deslocação à ilha e pela colaboração no terreno.