11/12/2021

Foca-cinzenta na costa algarvia

No passado Domingo, dia 5 de dezembro, recebemos um alerta para a presença de uma foca-cinzenta (𝐻𝑎𝑙𝑖𝑐𝑜𝑒𝑟𝑢𝑠 𝑔𝑟𝑦𝑝𝑢𝑠) junto ao porto de pesca de Albufeira.

Este animal tem vindo a ser observado desde 2020 ao longo da costa continental espanhola e portuguesa, e desde então tem sido monitorizado pelas entidades locais competentes dos dois países (institutos de conservação da natureza, centros de recuperação, redes de arrojamentos e autoridades marítimas).

Uma vez que é comum a aproximação destes animais da orla costeira e por aparentar ser um animal saudável, não houve ainda razões médico-veterinárias para o recolher. Apesar de apresentar algumas feridas (visíveis no vídeo), estas não revelam ser preocupantes, mas apenas ligeiras escoriações resultantes de se coçar.

Ontem fomos informados de que o animal continua a ser avistado pelas praias da costa algarvia, rumando para este.

Como tal, e por se tratar de um ANIMAL SELVAGEM que pode apresentar comportamentos imprevisíveis, apelamos a que caso o avistem MANTENHAM A DISTÂNCIA E CONTACTEM DE IMEDIATO AS ENTIDADES COMPETENTES (ABRIGOS/Instituto da Conservação da Natureza: 919274795 ou Autoridade marítima: Piquetes da Polícia Marítima) facultando algumas informações importantes para a continuação da sua monitorização.

Alertamos também para a importância de não serem publicadas fotos do animal nas redes sociais, bem como a sua localização, de forma a evitar aglomerados que possam causar-lhe um stress acrescido.

 

 

Foca-cinzenta na costa algarvia