No passado sábado, dia 7 de maio, a RAAlg teve o prazer de participar no Dia Aberto do Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim, em Olhão.
Foi um dia em cheio, no qual tivemos a oportunidade de abrir os nossos laboratórios a todos os interessados, dando a conhecer um pouco do nosso trabalho.
Ao longo de todo o dia foram desenvolvidas atividades práticas nas quais os participantes puderam perceber todas as etapas decorridas na resposta a um arrojamento bem como participar de forma ativa em algumas das tarefas por nós desenvolvidas.
Para além de mostrar a importância da existência de uma Rede de Arrojamentos, é fundamental apostar na sensibilização de toda a população para a existência destes fenómenos, das suas principais causas e consequências e de como proceder no caso do encontro com um animal marinho (cetáceo ou tartaruga-marinha) encalhado na praia.
Foi recompensador ver o interesse de todos e as expressões de surpresa de miúdos e graúdos, com algumas das nossas revelações.
Agradecemos ao Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM) e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pelo convite para a participação neste dia de partilha e mais uma vez, pela cedência do espaço onde se encontram as instalações da RAAlg, as quais possibilitam que o nosso trabalho seja efetuado com todas as condições necessárias.