18/06/2021

Caretta caretta viaja do Mediterrâneo para o Atlântico

Mais um arrojamento marcante para a equipa RAAlg.

Uma tartaruga marinha comum (Caretta caretta), arrojou esta segunda-feira, dia 14-06, na praia de Cacela Velha, concelho de Tavira. Ao recebermos o alerta e as fotografias por parte de uma cidadã que se encontrava no local, facilmente nos apercebemos que se tratava de uma tartaruga juvenil que tinha sido marcada e libertada com uma marca metálica.  As marcações de indivíduos em meio terrestre e marinho são feitas no âmbito de trabalhos que pretendem estudar o movimento de animais. Tendo em conta o código da marca, após estabelecidos alguns contactos na tentativa de perceber a sua origem e rota, descobrimos que esta juvenil percorreu um longo caminho desde a praia de El Saler, em Valência, onde foi marcada e libertada em dezembro de 2020, até chegar a águas algarvias. Para além de todos os perigos que ultrapassou durante a viagem, esta audaz juvenil superou o desafio de sair do Mediterrâneo, vencendo a barreira causada pelas correntes do estreito de Gibraltar, até chegar à nossa costa.

Estudos anteriores demonstraram que este não é um percurso fácil para juvenis de tartarugas marinhas desta espécie, e que é necessário que apresentem um tamanho mínimo de 39,5 cm de comprimento da carapaça, para que o consigam realizar (Revelles et al., 2006). Contudo, quando conseguem, fazem-no mais próximo à costa, onde a força das correntes é mais ténue, incorrendo, no entanto a outros perigos potenciais, tal como a interação com artes de pesca.

A necrópsia realizada revelou-se inconclusiva. Contudo, devido à sua perfeita condição física e conteúdo estomacal abundante, que descartam qualquer tipo de patologia associada, consideramos que a sua morte tenha sido traumática.

A equipa RAAlg agradece, mais uma vez, a todos aqueles que colaboram para tornar o nosso trabalho possível. Gostaríamos também de agradecer à equipa de investigadores da Universidade de Valência por toda a troca de informação e reconhecer o excelente trabalho efetuado na conservação das espécies marinhas, em particular da Caretta caretta no Mediterrâneo.

 

Tartaruga arrojada na praia de Cacela Velha
Tartaruga arrojada na praia de Cacela Velha
 
Percurso hipotético efetuado (Mediterrâneo - Atlântico)
Percurso hipotético efetuado pela tartaruga 

 

 

Marca metálica na barbatana