18/02/2025

Captura acidental de tartaruga-marinha em pescas

Na manhã de quinta-feira, dia 13/02 , a equipa da RAAlg foi informada sobre a captura acidental de uma tartaruga-marinha.

Tratava-se de uma tartaruga-comum (𝘊𝘢𝘳𝘦𝘵𝘵𝘢 𝘤𝘢𝘳𝘦𝘵𝘵𝘢), com aproximadamente 59 cm de comprimento total.

O animal apresentava uma excelente condição corporal, não sendo visível qualquer lesão externa nem evidências de decomposição.

A realização da necrópsia salientou o estado de frescura do animal, sem qualquer vestígio de autólise nos seus órgãos internos. Apesar de não ser visível qualquer lesão interna, a presença de um líquido ensanguentado na cavidade celómica sugere a ocorrência de um trauma. Além de um conter uma grande quantidade de alimento no estômago, algum ainda por digerir, indicador de uma alimentação bastante recente, o animal apresentava alguns fragmentos de plástico no seu conteúdo estomacal.

A realização da necrópsia em animais cuja causa de morte já é conhecida, surge como uma mais-valia para análises futuras. Além de contribuir para um melhor conhecimento da anatomia interna dos animais, esta análise pode relevar factos que podem tornar-se decisivos na determinação das causas de morte, em animais arrojados por causas desconhecidas.

Gostaríamos de agradecer ao pescador da embarcação de pesca, o qual, não só nos informou desta ocorrência, como também, prontamente se disponibilizou por nos fazer chegar o animal.

Imagem 2

Imagem 3

CCa captura acidental