30/05/2023

Baleia-anã capturada acidentalmente em arte de pesca

Na passada quarta-feira, dia 24/05/2023, a equipa da RAAlg deu resposta a mais um arrojamento de um indivíduo da espécie Balaenoptera acutorostrata (baleia-anã), ocorrido na Praia do Barril, concelho de Tavira.

Tratava-se de uma fêmea juvenil, com cerca de 4 metros de comprimento e apresentava um cabo preso na maxila inferior evidenciando uma interação recente com uma arte de pesca. Foram também encontradas algumas marcas vincadas de cabos de pesca ao longo do corpo, as quais sugerem que o animal possa ter ficado preso na arte de pesca, o que terá levado à sua morte.

Este caso remeteu-nos para março de 2022, quando fomos alertados para o arrojamento de um animal da mesma espécie exatamente na mesma condição.

De salientar que a captura acidental tem vindo a ser identificada como uma das principais causas de morte para os cetáceos arrojados na costa algarvia, incluindo os rorquais, principalmente juvenis desta espécie.

A baleia-anã é a espécie de baleia de barbas mais abundante na nossa costa sendo avistada com bastante frequência e durante todo o ano, o que sugere que poderão já existir aqui núcleos residentes. O registo de arrojamentos mortos desta espécie é também dos mais frequentes entre as baleias de barbas, sendo estes maioritariamente detetados na primavera.

Baleia anã Baleia anã

Baleia anã Baleia-anã (Padrão de arrojamentos)

Baleia-anã