05/07/2023

Arrojamentos de cetáceos e tartarugas-marinhas no Algarve - 1º semestre de 2023:

No que respeita aos Odontocetos (cetáceos com dentes), o golfinho-comum (Delphinus delphis) foi a espécie com mais arrojamentos registados no período correspondente ao primeiro semestre do ano, o que vai de encontro aos resultados obtidos em anos anteriores. Relativamente aos Misticetos (cetáceos com barbas), a baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata) foi a que o obteve maior número ocorrências, sendo verificado um padrão crescente de arrojamentos desta espécie ao longo dos anos.

Foram ainda detetados 4 arrojamentos de golfinhos-riscados (Stenella coeruleoalba) e um de um arrojamento de um cachalote-pigmeu (Kogia breviceps), uma espécie raramente detetada na costa algarvia.

Quanto às tartarugas-marinhas, até à data foram detetados 14 indivíduos, todos eles pertencentes à mesma espécie, a tartaruga-comum (Caretta caretta).  Esta mantém-se como sendo a espécie de tartaruga-marinha mais frequentemente encontrada em arrojamentos mortos na costa algarvia.

Goatríamos de agradecer a todas as entidades qu têm contribuído para que a recolha e levantamento de dados dos arrojamentos mortos ao longo da costa algarvia seja possível, em especial às várias Capitanias dos Portos do Algarve e ao Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Padrão mensal de arrojamentos 1º semestre 2023

Resultados Arrojamentos 1ºsemestre 2023