No dia 16 de janeiro, arrojou na ilha da Fuseta, uma baleia-de-bico da espécie 𝘔𝘦𝘴𝘰𝘱𝘭𝘰𝘥𝘰𝘯 𝘮𝘪𝘳𝘶𝘴, a baleia-de-bico-de-true.
As baleias-de-bico, também conhecidas como zifiídeos (família Ziphiidae), são um grupo de cetáceos com dentes, pouco conhecidos e misteriosos, raramente avistados na superfície do mar.
>> Vivem em águas profundas e são mergulhadores muito ágeis, podendo ficar mais de 3 horas submersas e atingindo profundidades de até 3000 metros.
>> Têm uma dieta baseada em lulas e peixes de águas profundas e podem atingir comprimentos entre os 4 e os 12,8 metros.
>> Devido aos seus comportamentos discretos, o pouco que se sabe sobre estes animais, provém de investigação de animais arrojados.
O animal em causa, um indivíduo próximo da idade adulta, de sexo masculino e comprimento total de 4,71metros, apresentava lesões compatíveis com uma provável captura acidental. A análise detalhada do animal, bem como a amostragem dos seus tecidos biológicos, permitiu recolher informações muito úteis para o melhor conhecimento desta espécie.
Este foi o oitavo arrojamento de uma baleia-de-bico registado para o Algarve, desde que este levantamento começou a ser efetuado, sendo o terceiro para a espécie 𝘔𝘦𝘴𝘰𝘱𝘭𝘰𝘥𝘰𝘯 𝘮𝘪𝘳𝘶𝘴.
Gostaríamos de agradecer ao Diogo Santos pelo alerta e informações preliminares e ainda à Ambiolhão e ao piquete da Polícia Marítima de Olhão, pelo apoio logístico no terreno, na resposta a este arrojamento.