04/11/2023

Análise de conteúdos estomacais de cetáceos

A análise do conteúdo estomacal de cetáceos visa entender a dieta, o comportamento alimentar, a ecologia e o papel destes mamíferos nos ecossistemas marinhos, sendo parte integrante do trabalho efetuado pela equipa da RAAlg.

Esta análise fornece informações valiosas sobre a relação entre os cetáceos e as suas presas, uma vez que o movimento e distribuição das presas influencia a deslocação e distribuição dos cetáceos às escalas espacial e temporal.

Os objetivos desta análise consistem na determinação da composição da dieta, através identificação das presas presentes nos conteúdos analisados. Permite-nos também avaliar a ocorrência de variações sazonais na dieta, o que ajuda a compreender as adaptações alimentares dos cetáceos, e ainda aferir acerca da saúde e bem-estar do animal avaliando a presença de poluentes (ex: resíduos de plástico), bem como de parasitas.

Após uma intensa lavagem e secagem de acordo com protocolos standard, todo o conteúdo passa por uma triagem na qual são selecionadas as “peças chave” para a identificação das presas, tais como alguns ossos específicos da cabeça, os otólitos dos peixes e os bicos dos cefalópodes.  A análise é feita de forma macroscópica, por comparação, através da utilização de guias de identificação e de uma coleção de referência pré-existente. A mesma pode ser complementada com análises genéticas que permitem identificar o DNA das presas contidas nos conteúdos estomacais, testes estes que se encontram em processo e ainda em fase preliminar.

Cont Est 2Cont Est 3

Cont Est 4Cont Est 5

 

Conteúdos estomacais