Na manhã da passada sexta-feira, dia 21/04/2023, a RAAlg foi informada da presença de uma tartaruga-comum (Caretta caretta) já morta, capturada de forma acidental, a bordo de uma embarcação de pesca, ao largo de Monte Gordo.
O alerta foi-nos dado pelo próprio pescador da embarcação, Sr. Adriano Rosa, que, consciente da importância da colaboração entre cientistas e setor pesqueiro na conservação das espécies e na preservação dos seus habitats, se disponibilizou para fazer o transporte para terra e a entrega do animal à nossa equipa.
É de salientar que, em situações desta natureza, apesar da causa de morte ser conhecida, a análise minuciosa ao animal e a realização da respetiva necrópsia permitem aprofundar o conhecimento sobre a espécie.
Deixamos o nosso agradecimento público ao Sr. Adriano Rosa, pela sua atitude de preocupação e empenho na resolução dos problemas associados à pesca, e também o nosso reconhecimento à equipa de Vigilantes da Natureza, do Instituto de Conservação da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa, pelo apoio que nos tem prestado ao nível de transporte e de acesso aos animais arrojados ao longo dos últimos meses. Este apoio tem sido, sem dúvida, um facilitador do nosso trabalho.